Comida ... Restaurantes de "X" a "Y"

É tudo naturalmente uma questão de gosto, de paladar ou ainda de carteira.
Deixemos no entanto, o factor monetário fora desta equação.
Reforçando tratar-se de uma opinião exclusivamente e meramente pessoal (o mesmo, seguindo o mesmos princípios, se aplica ao nosso gosto pelos vinhos, independentemente do nome /fama de que o ditos cujos usufruem no respecitvo mercado ou nos nossos amigos) a comida é para nós um momento de "prazer" e igualmente de eventual crítica à fraca qualidade que nos é muitas vezes "impingida" em restaurantes de topo, gourmet ou pseudo dignos de estrelas michelin.
Somos pela qualidade em detrimento da apresentação cuidada, naturalmente importante mas em alguns casos, de total irrelevância face ao conteúdo. Não somos especialistas de culinária mas somos manifestamente bons conhecedores de muitos locais neste belo país onde é absoluto prazer desgustar qualquer prato.
No entanto, muitas vezes ficamos desiludidos naqueles locais que tão bem referenciados vêm nos diferentes guias.
Talvez por não sermos experts mas talvez por sermos "esquisitos" preferimos tudo o que de bom em termos culinários este país nos oferece mas, e perdoem-nos alguns chefs, às vezes é preferível uma simples e suculenta bifana,  enaltecida ainda recentemente pela "Lonely Planet", que já tinha considerado  iguarias o pastel de belém, bacalhau, o pexie grelhado ou o cozido à portuguesa.
Somos e nada tem nada a ver com sentimentalismos, pratriotismos ou pelo momento actual do país, pelo aproveitamento das nossas raízes, da riquissima e variadissima cultura culinária e pelo elevar dessa mesma cultura que não necessita de se mesclar com quaisquer outras para provar (bela escolha de palavras lol) que é única e que dela se devia fazer uma bandeira e aproveitar para dar a conhecer a verdadeira dimensão do que somos e do que temos, seja ao português seja a estrangeiro.
Um dia, esperamos nós, talvez o façamos nós mesmos ou mais hão-de pensar como nós.

Até lá... vamos criando o nosso próprio guia e ..."degustando-nos"
 

Comentários

Anónimo disse…
Na alimentação e no vinho acabamos por ser como somos na vida e na forma como a vemos...
Ja nos habituaram a manifestarem as vossas opiniões de forma descomprometida com o que é "ordinário"... o q vos torna "extraordinarios"!!!!

Como sp... é um gosto degust-los....´

Paulo e Claudia (CPPF)
Luis e Cris disse…
Deixo 2 sugestões se me forem permitidas ;)

Casa da Foz - Porto
Sra. Peliteiro - Fão

Quem sabem nos vemos por lá.....

Mensagens populares